terça-feira, 22 de junho de 2010

CANCER

Ludmila!!! Que sabias palavras as suas! Dilma e Hebe foram privilegiadas. Até por descobrir em tempo inicial. Mas aqueles que não podem estar em esses centros especializados sofrem muito para tentar sobreviver. Eu perdi meu pai para o câncer, uma prima do meu marido, minha melhor amiga e poucos meses depois o marido dela, deixando órfão seu filho Igor, que era a razão de viver dela. Perdi meu cunhado que teve os melhores tratamentos possíveis, porém era um CA primário desconhecido, então foram descobertas as metástases. Perdemos agora um tio que lutava contra um câncer de próstata. Graças a Deus todos puderam ser atendidos sem necessidade do SUS. Mas tem profissionais muito bons trabalhando, enfrentando a batalha dessa terrível doença. Após verificar quanta gente na minha comunidade não tinha atendimento, corri atrás, tentando SERVIR, DOAR, AMAR. Me dirigi até o IACVC - Instituto do Câncer Dr. Arnaldo Vieira de Carvalho, para tentar ajudar, ele é um hospital filantrópico que fez 90 anos em Fevereiro deste ano. Atende pessoal carente de todos os cantos do pais. Depende 82% do SUS, que repassa o dinheiro quando quer, ou seja 15 dias, 3 meses, etc. Mas o hospital precisa continuar com nutrição adequada para esses pacientes (vc deve saber sobre isso tb), medicamentos,rouparia, reforma de moveis que quebram pelo uso. No ano 1990 preciso fechar por falta de ajuda comunitária. Depois a luta de alguns dos profissionais, reabriram o hospital, deixando inclusive de receber seus salários para atender a quem mais precisa. Desde Fevereiro de 2009 ele voltou a cair, está com um deficit de +/- R$ 12.000.000,00. A cada mês do deficit por falta de verbas aumenta aprox. R$ 450.000,00. Tem dias que não tem o dinheiro para os 130 pães que são consumidos por dia, e esta sem crédito na praça pela falta de verbas. Fui convocada por falta de lençóis hospitalares, hoje conheço a realidade do hospital e fico assustada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário